Maioria dos interessados em solar não sabem que podem financiar sistemas
Uma pesquisa elaborada pelo Banco BV apontou que 69% dos consumidores brasileiros já pensaram em ter energia solar em suas residências para baratear a conta de luz e usar a economia obtida em outras despesas.
No entanto, apesar do forte interesse observado, somente 24% deles chegaram a realizar algum tipo de orçamento e apenas 8% informaram que sabiam da existência de linhas de financiamento exclusivas para painéis fotovoltaicos.
No entendimento do Banco BV, o resultado final da pesquisa apenas evidencia que os consumidores brasileiros sabem que é possível ter energia solar em casa, mas que ainda não há conhecimento sobre alternativas viáveis de acesso à tecnologia.
De acordo com Thiago Diniz, diretor do Banco Genyx, o mercado de compensação de energia fotovoltaica através da geração própria é relativamente novo e ainda não alcança a maioria dos consumidores. Para ele, o oferecimento de linhas de crédito é o que permite a democratização do acesso à energia solar por parte outras classes de consumo que não só A e B.
“Por esse motivo, os financiamentos com parcelas que permitem trocar a economia gerada na conta de luz pelo investimento no kit gerador promovem a democratização e ajuda a difundir a importância do financiamento para viabilizar a transição para uma matriz energética cada vez mais limpa e renovável”, comentou.
Fonte: Canal Solar