Renováveis suprirão 80% do consumo energético mundial em 2050
Um estudo publicado pela Statkraft apontou que a demanda de energia global mais do que dobrará até 2050, e as fontes solar e eólica serão responsáveis por dois terços do total.
“Eletrificação é um modo eficiente de uso de energia. Um motor elétrico usa um terço da energia, comparando-se com motor à combustão. Veículos comuns serão totalmente elétricos em 2050, com alguma célula de hidrogênio, retirando de circulação uma demanda diária de mais de 20 milhões de barris de petróleo”, disse a pesquisa.
Christian Rynning-Tønnesen, CEO Global da Statkraft, enfatizou que a mitigação da mudança climática é mais urgente do que nunca. “A temperatura global aumentou 1.1 °C acima da época pré-industrial e estamos sentindo os efeitos em forma de furacões, incêndios florestais e enchentes. Nos níveis atuais de emissões, há risco de uma potencial catástrofe climática”.
De acordo com a Statkraft, a transição para um sistema de energias renováveis significa deixar de ser dependente de combustíveis fósseis. “Devemos reduzir as emissões de CO2 em 60% até 2050”.
“Este cenário pode limitar o aquecimento global em 2°C. E uma transição ainda mais rápida é necessária para alcançarmos a meta de 1.5°C”, destacou Fernando De Lapuerta, CEO e diretor presidente da Statkraft Brasil.
Fonte: Canal Solar