Blog

Metade da capacidade instalada em 2021 foi de solar, aponta BNEF

Metade da capacidade instalada em 2021 foi de solar, aponta BNEF

A energia solar expandiu em um ritmo forte em 2021, tanto em termos de novas adições de capacidade quanto em novos mercados, segundo relatório anual Power Transition Trends da BNEF (BloombergNEF), divulgado nesta quarta-feira (21).

No relatório, a empresa de pesquisa aponta que de toda a capacidade adicionada no mundo no ano passado, que foi de 364 GW, a fonte solar foi responsável por 50%. Este montante representa uma alta de 25,5% em comparação com o volume registrado em 2020.

“A fonte foi metade de toda a capacidade global adicionada, com 182 GW. Sua contribuição para as redes globais superou 1.000 TWh pela primeira vez. Em quase metade de todos os países rastreados pela BNEF onde alguma capacidade foi adicionada, a energia solar foi a principal escolha em termos de volume. Pelo menos 112 países têm agora pelo menos um MW de capacidade solar instalada”, informou a empresa.

Em contrapartida, as adições eólicas – apesar de registrarem 25% de toda capacidade instalada e virem logo após a fonte fotovoltaica – tiveram uma redução de 7,5% em comparação com 2020.

O relatório ainda apontou que com quase 3.000 TWh de eletricidade produzida, a energia eólica e solar foram responsáveis ​​por 10,5% da geração global em 2021. Foi a primeira vez que projetos eólicos e solares do mundo atenderam mais de um décimo da demanda global de eletricidade, segundo levantamento da BNEF.

Este montante aponta que a contribuição da energia eólica para o total global subiu para 6,8%, enquanto a solar subiu para 3,7%. Há uma década, essas duas tecnologias combinadas representavam menos de 1% da produção total de eletricidade.

Fonte: Canal Solar

Painel Solar

Conheça nossos equipamentos para energia solar fotovoltaica

Símbolo Whatsapp
Atendimento Viener
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar